Pablo Picasso

Pablo Picasso

Quase todas as crianças gostam de pintar. Algumas, quando crescem, deixam de lado os pincéis para se dedicarem a outras atividades que dão tanto prazer quanto pintar. Outras, não! Continuam a pintar mesmo quando são adultas e fazem da pintura a grande obra de sua vida. Pablo Picasso foi uma dessas crianças.
Talentoso desde criança, aos 14 anos, Picasso já tinha pintado obras realistas.
Ele nasceu há muitos anos atrás, em 1881, na cidade de Málaga, na Espanha. Quando cresceu, tornou-se um dos principais pintores do século XX.
Picasso gostava de pintar sobre o mundo fantástico dos sonhos, pesadelos e a imaginação.
Sua obra passou por fases que estavam relacionadas a como ele se sentia em determinado momento de sua vida. Numa época em que se encontrava bastante triste, sua obra expressava a solidão e o desespero. Usava em suas pinturas várias tonalidades de azul e, por isso, esse período de sua obra, que durou de 1901 a 1904, é conhecido como a fase azul. De 1904 a 1906 um novo estilo surgiu. Picasso passou a usar cores mais vivas e tinha como tema de suas pinturas, freqüentemente, as cenas de circo. A partir de 1906, passou a pintar grandes figuras. Suas obras de 1907, As Moças de Avignon, são muito importantes na história da arte. Da imagem das cinco monstruosas moças, com rostos que mais parecem máscaras, surgiu o estilo conhecido pelo nome de cubismo.

Algumas Obras de Pablo Picasso
Auto-Retrato

 Ao retratar-se Picasso revelou uma maturidade artística que anunciava o Cubismo. O Olhar de Picasso havia se transformado. A linha é a grande protagonista do retrato. Os traços de pincel, largos e rápidos dão relevo ás feições, ao mesmo tempo em que delimitam o fundo da cena, preenchido a cor. Algumas partes da tela ficam sem receber cor alguma. O movimento Cubista estaria sendo aberto, onde a linha seria agente organizador na criação.


Guernica



Uma das obras mais significativas de Pablo Picasso.
 O painel foi produzido em 1937 (quando da Exposição Internacional de Paris), em virtude de um bombardeio aéreo feito pelos alemães durante a guerra civil espanhola, à localidade de Guernica, no país Basco, no dia 26 de abril de 1937.
Uma interpretação possível (talvez a mais corrente) deste painel é que ele representa a atrocidade das vidas estilhaças, corpos revirados do avesso e produz um grande assombro também pelas suas dimensões: é um painel imenso, pintado a óleo, que mede 350 por 782 cm.
A obra de Picasso é, também, um grito contra a violência.

As Senhoritas de Avignon



Uma nova estruturação nasceu a partir desse quadro, que permaneceu inacabado.Picasso rompeu com todo e qualquer conceito tradicional de proporcionalidade, beleza, harmonização das formas e perspectiva. Resultado de uma leitura intimista da arte negra, a obra ganhou duas personagens primitivas, cujas cabeças parecem talhadas a machado. O contraste com o restante do quadro é acentuado pela cor empregada e pelo furor na expressão. Um escândalo ás convenções da arte ocidental. As duas figuras da direita(de quem observa) certamente são sementes do Cubismo. O quadro mescla tendências. A personagem central, em posição sensual, e a da esquerda lembram a Fase Rosa e são belíssimas se comparadas aos corpos deformados da ala primitivista. Já a figura da esquerda, estática, parece usar máscara.O que todas as personagens têm em comum é uma geometrização rara, numa ânsia de Picasso de destruir tudo e arrebatar o mundo com a nova concepção estética.




Paul como um Arlequim
Picasso pintou três quadros do filho Paul e os manteve em seu poder até sua morte. Este é o que mais provoca sensações. Não se sabe se foi de propósito ou não, mas este quadro nunca chegou a ser concluído. O fato de estar incompleta dá á tela um ar de intimidade pois apenas a cabeça e as mãoes foram trabalhadas até o fim. A roupa, embora colorida, não apresenta o mesmo contorno negro que acentua o quadriculado. Mantidos em esboços, o plano de fundo e a cadeira, que traz, ainda, um ensaio de posição da perna direita. Todo esse clima íntimo é quebrado, no entanto, pela dimensão da tela, já que o menino foi retratado em tamanho natural. A Obra ainda tende para o ilusionismo ornamental e para a transparência das formas.

Mulher Chorando


Picasso Numa Linha Só



Mais Obras:






8 comentários:

  1. muito legal
    gostei muito

    ResponderExcluir
  2. ADOREI AQ VC PODE ENCONTRAR TD
    PARABÉNS PELO BLOG

    ResponderExcluir
  3. Olá professora Cláudia,
    Tive o prazer de visitar a grande exposição de Picasso em janeiro de 2011 em Zurich,ao mesmo tempo em que realizei a minha exposição em Genebra que por sinal foi um sucesso.
    Picasso para mim é e sempre será o pintor que mais me identifico, isso está visível em meu trabalho.
    Quero lhe parabenizar e dizer que agora sou mais um seguidor do seu blog.
    Atenciosamente
    Edmilson Oliveira
    http://edoliveirartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ed,
      Fiquei muito feliz por sua visita em meu blog e por você ser um de meus seguidores. Visitei sua página e fiquei encantada. Parabéns! seus trabalhos são maravilhosos! se você me permitir, utilizarei sua biografia e obras aqui na minha página e em minhas aulas.
      Desejo sucesso à você e agradeço pela visita e mensagem deixada.
      Abraços!

      Excluir
  4. Muito bom seu relatorio sobre Picasso me ajudou muito em um trabalho de classe...valeu

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    bom tenho que fazer uma pesquisa para a aula de artes sobre alguma obra de pablo picasso no cubismo....escolhi a mulher de cabelos amarelos so q n acho nada mas especifico sobre essa obra tipo o significado,principais caracteriticas e etc, em nenhum site.Voce poderia me ajudar por favor????se puder peço q seja o mais rapido possivel pois tenho q entregar ate sexta dessa semana obrigado e alias adorei o seu post!!!

    ResponderExcluir
  6. olha, eu achei bem interessante seu blog, ele me ajudou bastante...mas, se eu fosse você daria uma modificada nos textos pois alguns contém informações repetidas e outros faltam coisas importantes.

    ResponderExcluir